Sapo Xulé: S.O.S. Lagoa Poluída é um jogo de tiro 2D, do gênero shoot ’em up, lançado em 1995 pela Tectoy para o Master System, e em 1996 em Portugal pela SEGA. O título é um hack oficial do clássico Astro Warrior (1986) e integra a série de jogos estrelada pelo personagem Sapo Xulé, criado por Paulo José da Silva.
Na historia o Sapo Xulé enfrenta a ameaça dos cientistas gananciosos liderados pelo Sapo King à Lagoa Feliz, que poluem o local com um complexo industrial submerso. A bordo de um submarino, Sapo Xulé deve percorrer três fases de deslocamento horizontal, enfrentando ondas de inimigos, como fósforos e tesouras, adquirindo upgrades para seu veículo, em uma mecânica típica dos jogos de navinha.
A jogabilidade é basicamente a mesma do Astro Warrior, que lembra muito o Star Force como um jogo de tiro vertical básico em que você destrói blocos como alvos terrestres, enquanto enfrenta inimigos subaquáticos (espaço no Astro Warrior). Esse foi um dos primeiros shmups a apresentar reações em cadeia que destroem uma formação, pois temos uma formação de seis naves que, se destruirmos a primeira a aparecer quando toda a formação já estiver na tela, elas explodirão uma a uma. O jogo oferece duas opções no estilo Gradius, chamadas Drones (moscas na versão Sapo Xule), que acompanham todos os movimentos da nave e fornecem poder de fogo adicional. Você tem a opção de aumentar a potência com um disparo frontal triplo e um disparo de laser duplo mais potente. Como no Gradius, você pode aumentar a velocidade da nave escolhendo um item de aumento de velocidade.
Sturmvogel Prime em shmups system11
Ter uma boa velocidade e todas as opções é essencial nos níveis posteriores, pois haverá inimigos que aparecerão nas laterais e atirarão em você e partirão antes que você possa interceptá-los, a menos que seja rápido o suficiente, e Deus o ajude se você não tiver opções na Zona de Asteroides (Lago Gulpb no SOS Lagoa Poluida), pois o jogo o bombardeará com pedras em alta velocidade.
As batalhas contra chefes são bastante desafiadoras, apesar de sua simplicidade, pois têm “Multi-partes” como canhões destrutíveis antes de chegar ao núcleo do chefe. A única decepção é que o chefe não morre, ele apenas “Surely Revive”, já que o jogo se repete após três fases. Com apenas três fases que se repetem para sempre, esse jogo não tem continuação se você perder todas as suas vidas.
O jogo resumia-se em três fases e os cenários eram os mesmos do Astro Warrior, a diferença eram pelos inimigos e um fundo verde. O jogo era infinito, derrotando o ultimo chefe voltava-se para o início com um grau de dificuldade maior e assim consecutivamente. Quando o Sapo Xulé morria os Power-up eram perdidos, mas ao derrotar o ultimo chefe o Power-up que o jogador tivesse naquele momento era mantido.
Atila Santiago em bojoga